• BFF BIKE

7 passos para começar a pedalar!

Quer começar a pedalar mas não sabe como? A gente te ajuda!


Como todo mundo, nós também tivemos nossa iniciação no ciclismo e sabemos que algumas dicas neste começo podem ser importantes. Se você alguma vez já pensou em encarar o desafio e se lançar num esporte totalmente novo, nós listamos aqui os 7 passos para você começar!


1) Escolha a bicicleta mais adequada ao seu perfil de pedal.

Como todo esporte, a escolha do equipamento correto é uma etapa fundamental. E no caso do ciclismo, ele começa na decisão entre ciclismo de estrada (e suas bikes magrelinhas), mountain bike (com suas máquinas mais parrudas, feitas para encarar muita lama e terrenos mais irregulares) ou mesmo uma bike para uso mais urbano (que serve tanto para voce usar como meio de transporte como para seus dias de lazer).


2) Selecione bem as peças de roupa ideais para praticar seu esporte.

Dependendo do tipo de ciclismo escolhido para sua prática, o vestuário é um tópico que em algum momento vai fazer diferença na sua evolução. Você precisará estar preparado para encarar dias frios, chuvosos, com vento e dias muito quentes, com sol de rachar o coco. Uma camisa (jersey) ergonômica, confortável e feita de um tecido respirável, uma boa bermuda com um forro de qualidade, meias leves, luvas com boa proteção, capacetes de uso obrigatório e óculos de sol de qualidade são itens fundamentais para compor o seu uniforme.


3) Prepare sua reposição energética antes de um pedal.

Muitas pessoas não costumam levar comida quando saem para uma pedalada, mas aprender a comer de tempos em tempos vai te ajudar a evoluir (E MUITO!) no pedal. Se seu carro não anda de tanque vazio, o mesmo se aplica a você. Então encha seus bolsos com mini-comidas, géis (vale até rapadura!) muita água nas caramanholas e seja feliz!


4) Carregue consigo um kit básico de reparos.

Por mais que você ainda não saiba usar nada do que tem ali, vai ser útil caso alguma boa alma pare para te ajudar caso seu pneu fure. Você precisará de uma câmara extra, espátulas e um cilindro de CO2 com válvula. Com isso você estará salvo no caso de 1 furo. Se furar de novo e você não tiver mais nada, use seu celular para chamar resgate e da próxima vez leve tudo isso multiplicado por 2.


5) Evite sair para pedalar sozinho.

Pelo menos no começo, o ideal é que você esteja com um grupo ou pelo menos com mais uma pessoa, por questões de segurança. Assim você sempre terá ajuda em caso de problemas mecânicos (algo que no começo você ainda não domina), vai ficar mais visível aos carros caso esteja numa estrada, diminui a chance de se perder numa trilha no meio do mato, além do prazer que é pedalar em boa companhia.


6) Vá aumentando o tamanho do seu pedal aos poucos.

Pode acreditar: se hoje você se espanta quando seu amiguinho te conta que pedalou 100km, o seu dia também vai chegar. A nossa sugestão é de que voce vá fazendo isso aos poucos, para que seu corpo e mente (e bunda, claro!) vá se acostumando com a nova quilometragem.


7) Deixe calejar.

Não desanime no dia seguinte se seu corpo estiver doendo, suas pernas não se mexerem e sua bunda estiver impossível de sentar na cadeira da sala. O melhor remédio para isso é repetir tudo de novo o quanto antes. Quanto mais você pedalar, mais vai querer (e PODER!) pedalar. A pergunta que eu mais ouço sobre meus milhares de quilômetros sobre a bike é: como faz para não doer tanto a bunda? Deixe calejar e seja feliz sobre duas rodas!


E aí, ficou animado? Bora começar!

Para te incentivar mais ainda, abaixo você pode conferir onde treinar em São Paulo e mais abaixo o vídeo que contamos como começamos no ciclismo.

Cola na Nossa Roda!


Veja onde treinar em São Paulo



COLA NA NOSSA RODA!

  • YouTube Social  Icon
  • Instagram ícone social
  • Facebook Social Icon
  • Spotify Social Icon

© 2018 por Bike Friends Forever.