• BFF BIKE

Ahhhh... o ciclismo!

Voltamos a um passado não muito distante para contar como se começa no ciclismo.


O ciclismo não foi nosso primeiro esporte e certamente não será o último. Começar a fazer algo completamente novo é algo tão interessante quanto comer pela primeira vez aquele prato de comida que pode se tornar o seu novo favorito dali em diante. E pensar depois como você viveu tanto tempo sem aquele sabor na sua vida. Foi assim com o tênis (já tínhamos quase 30 anos quando fomos aprender a jogar tênis, um esporte que leva tempo até você parar de acertar o ar e acertar a maldita bolinha). Eu achava que NUNCA ia conseguir bater com a mão esquerda por exemplo - e, acreditem, a esquerda virou minha melhor batida depois de algum tempo de treino.



Treino na USP

E assim foi com o ciclismo de estrada. Nossa entrada nele aconteceu muito tempo depois do tênis (parem de fazer as contas para deduzirem nossas idades pô), e veio igual a um tsunami. Acho que esta parte vocês já devem ter percebido, já que nosso projeto BFF Bike é justamente sobre o nosso dia a dia que respira ciclismo. Mas o que alguns de vocês talvez não saibam é como começar neste esporte que está cada vez mais forte, com milhares de bikes acelerando pelas ruas, trilhas e estradas da vida.


Então vamos te dar 5 dicas - tipo um wiki how, sabe? Ao final do texto, você vai virar um ciclista como num passe de mágica!

1) Sim, você vai precisar de uma bike. No começo você pode até descolar uma emprestada, até para testar se vai mesmo curtir essa vida esquisita em que pessoas acordam às 5h da manhã para pedalar, inclusive aos finais de semana. Então pense que se você for picado pelo bichinho do esporte, vai ter que investir um dindin numa magrela. Mas você poderá optar por tantas variações que dá para encaixar no orçamento: tem um monte de bikes usadas (cuidado apenas para não cair na roubada de comprar uma bike roubada pelamor de Deus - tem que ter procedência - nota fiscal - para você não alimentar esse mercado negro que a gente tanto tenta combater). Outra opção é investir em materiais como alumínio ao invés de carbono, câmbios mais simples do que aqueles super tecnológicos, rodas mais singelas do que aquelas que custam mais do que os quadros, etc. Para começar, vale de tudo - para vocês terem uma ideia, eu comecei com uma bike que tinha um cambio de 10v e um cassete 25 (como uma bicicleta sem a marcha mais leve). Só descobri que eu andava de 25 por aí depois de 1 ano e 1 LETAPE nessa condição canina. Isso só me ajudou a evoluir mais rápido no ciclismo e hoje, quando coloco um 32, flutuo!!!


2) Sim, é legal você se juntar com um grupo para pedalar por aí. Tanto por segurança quanto por prazer mesmo. O ciclismo é o esporte mais coletivo de todos os esportes individuais. E estar com outros ciclistas faz parte do enredo. Para isso, existem zilhões de assessorias esportivas e outros tantos clubes de ciclismo que servem para unir as pessoas e coordenar os rolês. E depois que você ja tiver a sua gangue formada, vocês poderão marcar seus pedais secretos e deixar outros amiguinhos de fora sem problemas. Mentira, nunca faça isso.


3) Sim, você vai ter que investir umas estalecas em roupinhas adequadas. Vejam na foto abaixo como nós começamos que coisa mais fofa: camisetas de algodão, bermudas de academia, capacete torto, sem óculos (entrou uma abelha no meu olho neste dia só para me lembrar que óculos são necessários mesmo na madrugada), sapatilhas, luvas, etc. Tudo isso não é frescura e tem sua função, que você vai entender quando começar a pedalar com mais intensidade. Vai por mim, compre antes que você asse seu bumbum e nunca mais queira subir num selim.



Vestimentas bastante adequadas ;-)

4) Sim, você vai ter que se policiar para não dormir tão tarde (os pedais geralmente acontecem cedo pois o sol vai te fritar e os carros ficam mais impacientes no transito conforme a hora vai passando). Você vai ter que comer melhor, beber menos, prestar atenção na sua hidratação quando estiver na bike e também se alimentar ao longo do pedal. Ninguém quer ver o amiguinho se estabacando no meio do pelotão então, por favor, colabore.


5) Sim, você vai precisar de uma boa raquete e um par de tênis brancos.


Com estas 5 dicas a gente acha que você conseguirá começar a se virar bem no mundo do ciclismo. E antes que você me pergunte que raios é essa dica numero 5, ela é para você entender que ciclista é tudo mentiroso, e vai sempre te falar que é a ultima subida quando na verdade faltam cinco, que o pedal vai durar só 3 horas e você chegará em casa em tempo para o almoço, que era só um girinho quando na verdade vão pedalar igual demônios loucos, que o freio estava pegando na roda por isso ele estava tão sobrado, e por aí vai. Então fique esperto com essa turma - e logo , logo você vai ser um deles, pode acreditar. ;-)

COLA NA NOSSA RODA!

  • YouTube Social  Icon
  • Instagram ícone social
  • Facebook Social Icon
  • Spotify Social Icon

© 2018 por Bike Friends Forever.