• BFF BIKE

Por que usar uma jersey para praticar ciclismo?

No começo você certamente vai pensar que aquela sua camiseta favorita de academia vai dar conta do recado - e a gente vai te contar do porque ela deve continuar sendo sua melhor camisa na academia.


Quando a gente começou a pedalar era inverno, então imediatamente sacamos nossas melhores roupas de frio que tínhamos usado para praticar corrida e musculação nos últimos anos pois tínhamos certeza absoluta de que aquilo serviria tranquilamente para nossos treinos na madrugada. Era uma fria manhã de Junho e os termômetros marcavam 13C às 6h da manhã.


Uma hora depois e quase 30km percorridos numa velocidade muito acima da nossa média histórica na vida, estávamos morrendo de frio, com as roupas úmidas (para não dizer encharcadas mesmo), sem entender direito o que estava errado no nosso modelito escolhido.

Percebemos também que não tínhamos onde guardar nada do que tínhamos que ter levado. Gel, celular, chave de casa, câmara extra, não tinham lugar para serem guardados (apesar de ter cogitado levar aquela pochete de neoprene incrível que usava para ir até a academia, mas graças ao bom Deus não a encontrei em casa ao sair na madrugada).


Por todas essas razões, e mais algumas outras que vamos listar aqui, a camisa de ciclismo (também conhecida como “jersey") é item fundamental no seu treino e vai fazer a sua vida muito mais fácil quando você adotá-la como uniforme daqui para frente:


Conforto: uma boa camisa de ciclismo vai contar com um tecido agradável a sua pele e, dado que ela vai estar grudada no seu corpo por algumas horas, você vai agradecer se ela for macia, sem nenhuma costura evidente raspando no seu corpo nem nenhum zíper pegando onde não deveria. Alias, opte preferencialmente pelos modelos em que o zíper abre totalmente na frente.


Aerodinâmica: a Jersey foi projetada para ajudar você a ter um maior rendimento no pedal, portanto seu desenho favorece a aerodinâmica ao diminuir o atrito com o ar. Não é a toa que os ciclistas vivem com as roupas bem coladas ao corpo - isto tem uma função importante que é basicamente evitar que sua camiseta de academia atue como um paraquedas quando bater aquele ventinho bom que todo pedal tem. Outra função importante são os elásticos que prendem nas mangas e na cintura: não dá para você pedalar e sua camisa ficar subindo na barriga e escorregando no corpo o tempo todo.


Controle de Temperatura: uma jersey te ajuda a controlar a temperatura do corpo. Os tecidos são feitos pensando justamente nas situações que todo ciclista poderá encontrar num pedal, ou seja, frio e calor (alguns contam até com proteção UV), geralmente com muito suor. Os tecidos então ajudam a eliminar mais rápido a água transpirada evitando que você fique ensopado por muito tempo. E o mais importante: uma boa camisa de ciclismo vai te ajudar a não ficar fedido no meio da sua turma de ciclismo. A sociedade em volta agradecerá!


Segurança: em geral as camisas de ciclismo possuem cores chamativas ou pelo menos detalhes em algumas das cores que tem maior visibilidade aos olhos dos motoristas. Muitas delas contam ainda com materiais refletivos que brilham quando cruzam com os faróis dos carros. Não podemos nunca abrir mão de itens de segurança, então fiquem de olho nestes detalhes ao comprar sua camisa.


Caramba, quanta informação né? Será que ajudamos um pouquinho na aquisição da sua próxima jersey? Bom, acho que pelo menos te convencemos de que aquela camisa de academia deverá ser mantida apenas como sua parceira de…. academia!


Já conhece a Jersey BFF? Clique aqui e saiba como ter a sua!





COLA NA NOSSA RODA!

  • YouTube Social  Icon
  • Instagram ícone social
  • Facebook Social Icon
  • Spotify Social Icon

© 2018 por Bike Friends Forever.